Meditação para crianças

Os cérebros de nossos filhos estão cansados, e as crianças de todas as idades realmente precisam de oportunidades onde possam tirar um tempo a cada dia “desligados” para relaxar e se concentrar. A meditação oferece esta pausa e ajuda as crianças a funcionar de forma mais eficaz e clara.

Atualmente as crianças também têm altos níveis de estresse. Para ajudá-los a fazer uma pausa,incentive a meditação com seus filhos, o simples ato de ensinar as crianças a parar, focalizar e apenas respirar pode ser um dos maiores presentes que você lhes dá.

Opções de Meditação para Crianças

Práticas meditativas têm sido usadas desde os tempos antigos para melhorar a saúde e o bem-estar. Mas, assim como um atleta pode fazer exercícios diferentes, as pessoas que praticam meditação costumam usar tipos diferentes.

Os tipos mais comuns de prática de meditação são concentração, atenção plena, movimento baseado, cultivo de emoções positivas e esvaziamento. Existem exemplos específicos e formas de praticar cada tipo.

Muitas práticas de meditação usam técnicas de respiração para promover um estado de calma. A meditação da atenção plena na respiração, talvez o tipo mais conhecido, envolve sentar-se em silêncio, descansar ou fechar os olhos e chamar a atenção para a respiração. Quando sua atenção se desviar, o que provavelmente fará, basta levar sua atenção de volta à sua respiração sem julgamento. Você não precisa de aanos de prática meditativa para se beneficiar dessa técnica, nem de seus filhos.

Não há dúvida, no entanto, que ficar parado por qualquer período de tempo pode ser difícil para algumas crianças. Por essa razão, uma meditação baseada no movimento, como a Yoga, pode servir como uma boa introdução.

O Yoga pode ajudar as crianças a aprender a viver o momento, a concentrar-se na tarefa em mãos e a lidar com os problemas de forma pacífica.

Yoga é muito mais profundo do que apenas as posturas de yoga que estamos familiarizados com aulas, vídeos ou filmes. Envolve uma combinação de certas posturas, técnicas de respiração reguladas, poses de mãos e a meditação.

Cada postura corporal particular foi cultivada e aperfeiçoada ao longo de milhares de anos para produzir efeitos específicos na mente e no corpo. Se uma postura é feita em pé, sentado ou deitado, cada um pode desafiar vários grupos musculares. Ao mesmo tempo, a criança se torna mais consciente de seu corpo e de como ela funciona.

Os benefícios da meditação em crianças

A meditação é usada para descansar a mente, corpo e espírito. isso, por sua vez, tem muitos benefícios mentais, físicos e espirituais.

Vários estudos em ambientes escolares também mostram melhor atenção e comportamento. Algumas pesquisas mostraram benefícios para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão, desempenho escolar, sono, problemas de comportamento e transtornos alimentares. Há também benefícios físicos, pois acalma o sistema nervoso e diminui os hormônios do estresse. Estudos mostram benefícios para sintomas gastrointestinais, obesidade, dores de cabeça, pressão alta, sensibilidade à dor e função imunológica.

Em numerosos outros estudos assim como a meditação, o yoga também tem demonstrado repetidamente melhorar:

Auto confiança
Humor
Ansiedade
Concentração
Hiperatividade
Comportamentos de sala de aula
Equilíbrio emocional
Redução de Estresse

Dicas de Meditação

A meditação não tem um conjunto de regras, mas há algumas dicas que podem ajudar.
O tempo e a frequência da meditação podem variar para diferentes pessoas e diferentes práticas.

Mas os psicólogos normalmente recomendam os seguintes prazos:

Pré-escolares: alguns minutos por dia.
Escolares e pré-adolescentes: 3-10 minutos duas vezes por dia.
Adolescentes e adultos: 5-45 minutos por dia ou mais com base na preferência.

  • Tente incorporar a respiração profunda na rotina diária de se deitar para dormir de seus filhos – isso pode ajudá-los a relaxar durante a noite e facilitar a meditação quando surgem outras situações.
  • Lembre sempre aos seus filhos para respirarem fundo algumas vezes antes de responder a uma pergunta difícil na escola, fazer um teste ou antes de uma apresentação atlética.
    À medida que as crianças pequenas aprendem a lidar com emoções fortes, a respiração profunda pode fazer parte do processo.
  • Existem várias maneiras de aprender diferentes práticas de meditação. Há livros, gravações de áudio, vídeos, treinamento on-line, sites e até mesmo aplicativos de smartphones para ajudar as crianças a meditarem. Escolha e pratique o que funciona melhor para você e seu filho, e desfrute de um corpo, mente e espírito mais calmos.

Pais: A respiração calma pode ser contagiosa!

O bom seria que os pais largassem seus telefones celulares também!Birras, noites sem dormir e correria matinal, por exemplo, testam nossos limites. Em tempo como estes, pode ser muito eficaz respirar fundo em vez de perder o controle da situação.

A respiração básica de yoga é uma ou duas poses simples podem ser ferramentas importantes para administrar uma série de estresses e dores, bem como desafios do dia-a-dia. Lidere pelo exemplo. Envolva seu filho na yoga juntos em uma aula, seja em uma turma ou em casa sozinhos.

Namastê!

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